Tutorial - Como instalar o Composer O Composer é uma ferramenta para gerenciamento de dependências para o PHP. Nele você declara quais bibliotecas/pacotes seu projeto usa e ele lhe auxiliar a instalar/atualizar elas.

Requerimentos de sistema

O Composer precisa de PHP versão 5.3.2 ou maior para funcionar. Também necessita de algumas configurações e flags de compilação do PHP, mas a primeira vez que você rodar algum comando ele irá lhe avisar caso haja algum problema.

Instalação - Linux / OSX

Para instalar o Composer em plataformas Linux / OSX você pode usar o instalador padrão que se encontra no endereço https://getcomposer.org/installer. Ele deve ser baixado por linha de comando, como no exemplo abaixo:

php -r "copy('https://getcomposer.org/installer', 'composer-setup.php');"
Este comando baixa o instalador e renomeia para composer-setup.php. O comando a seguir faz a instalação do composer:

php composer-setup.php --install-dir=/usr/local/bin --filename=composer
O parâmetro --install-dir informa para qual diretório o Composer deve ser instalado. Neste caso informamos o diretório bin para que ele possa ser rodado de qualquer local em nosso sitema.

Instalação - Windows

Para instalar em plataformas Windows você deve usar o instalador oficial, que pode ser acessado neste link: https://getcomposer.org/Composer-Setup.exe. Ao instalar ele cria as variáveis PATH no Windows, permitindo que o comando possa ser rodado de qualquer lugar em seu sistema. Referência: https://getcomposer.org/download/